Sustentabilidade

 Política de Turismo Responsável

pulmão

 

As Casas do Durão encaram as boas práticas de sustentabilidade, não como uma obrigação, mas sim, como uma forma natural de estar. Conscientes da importância de manter um desenvolvimento turístico sustentável e assumindo os princípios adotados especificamente na Carta Mundial de Turismo Sustentável, as Casas do Durão comprometem-se a levar a cabo uma gestão sustentável das suas atividades, bem como, cumprir com os requisitos estabelecidos no referencial Biosphere Hotel, que inclui, entre outras coisas, os requisitos legais que regulam os efeitos gerados pela atividade turística. Assim sendo, baseamos todas as nossas políticas e valores nesse sentido e comprometemo-nos a:

* motivar e formar os nossos colaboradores com ações de formação e consciencialização sobre os princípios do Turismo Responsável;

* promover as boas práticas ambientais;

* participar em atividades externas e a informar tanto interna como externamente sobre os avanços e ações ambientais da empresa;

* lutar contra a exploração sexual, ou qualquer outra forma de exploração e assédio comercial, em particular das crianças, adolescentes, mulheres e minorias;

* incluir o compromisso de adotar medidas de acessibilidade para pessoas com incapacidade (sensoriais, físicas, intelectuais e psíquicas).

Um dos nossos principais objetivos é aperfeiçoar a gestão sustentável, assumindo os compromissos de melhora contínua em todos os âmbitos da sustentabilidade: social, económica e ambiental, assim como a satisfação do cliente. Para isso, os futuros projetos de ampliações das instalações ou atividades submeter-se-ão aos critérios de sustentabilidade e eficiência do uso dos recursos.

 Missão

Tratando-se de casas típicas da beira alta, casas que carregam tanta história, tantos costumes e tantas tradições das aldeias do interior, a nossa missão é:

* Dinamizar o turismo no concelho e no interior;

* Facultar aos visitantes descanso, conforto e história;

* Colaborar e contribuir para a sustentabilidade local e regional;

* Prestar um serviço personalizado de qualidade;

* Proporcionar um serviço autêntico, natural, prestável e atencioso.

 Visão

As Casas do Durão pretendem ser uma referência na arte de bem receber da região e na conservação e defesa do património e das tradições locais.

 Valores

Os valores que norteiam as Casas do Durão são:

* Honestidade

* Sinceridade

* Respeito pela tradição

* Família

* Historia

* Bem receber

* Cultura

* Preservação da cultura e do património