Sobre nós

Quem somos

As Casas do Durão são um projecto turístico que pretende dar a conhecer todo o património cultural e histórico que a casa principal, do século XVIII, tem.

Honra-se a memória dos familiares que durante 3 gerações ali viveram, mantendo-se um espólio imenso, quer de utensílios agrícolas, quer de objectos pessoais ou ainda as ferramentas usadas numa das artes exercidas pelo "Avô Quim" - a de Marceneiro.

Foi ele o grande responsável por parte da história da casa, que se confunde com a sua própria história de vida.


As Casas do Durão situam-se numa aldeia beirã, atravessada pela estrada nacional EN 16, tornando a povoação com localização privilegiada, com óptimos acessos, a 1 Km da auto estrada A25 que liga Vilar Formoso a Aveiro.

A partir da Lajeosa do Mondego podemos planear vários destinos de acordo com o seu interesse, pois estamos perto das maiores cidades do interior: Guarda, Covilhã, Viseu ou até Aveiro. Estamos no Parque Natural da Serra da Estrela com acessos à montanha quer por Seia ou Gouveia; e ainda estamos rodeados de algumas das principais Aldeias Históricas, destacando Linhares da Beira, Marialva, Castelo Rodrigo, Sabugal, Sortelha e Almeida.

A nossa missão

Tratando-se de casas típicas da beira alta, casas que carregam tanta história, tantos costumes e tantas tradições das aldeias do interior, os objectivos e a nossa missão estão perfeitamente definidas nos seguintes itens:

  • Dinamizar o turismo no concelho e no interior;
  • Facultar aos visitantes descanso, conforto e história;
  • Colaborar e contribuir para a sustentabilidade local e regional;
  • Prestar um serviço personalizado de qualidade;
  • Proporcionar um serviço autêntico, natural, prestável e atencioso.

 

Sustentabilidade

Como acreditamos que o futuro económico, social e ambiental depende de pequenas alterações no nosso quotidiano, as Casas do Durão estão em processo de certificação pela Biosphere, entidade apoiada pelas Nações Unidas e UNESCO.

Equipa

Os nossos eventos

  • Exposição de Pintura
    Pintura da Artista Graciana Cruz.  ...
    Ler mais
  • FIT 2018
    O Município da Guarda organizou mais um ano a Feira Ibérica de Turismo, onde as Casas do Durão voltaram a marcar presença. Veja outras fotografias...
    Ler mais
  • Aniversário 2017
    Na impossibilidade de fazer uma inauguração aquando do início do projecto, decidimos comemorar o aniversário da abertura da Casa do Durão em Novembro, escolhendo o dia 25 para o efeito. Agradecemos a todas as entidades que nos honraram com a...
    Ler mais